2005-02-03

O FLAGELO DE DEUS

post de Fernando Cardoso de Sousa
militar de Abril, psicólogo e professor universitário


Estou em crer que a generalidade das pessoas imagina o Presidente da República como uma entidade que toma as suas decisões seguindo um procedimento extremamente complexo, devidamente preparado por um séquito de especialistas de alto nível, onde cada pormenor é pensado, analisado, repisado, testado e retestado, e só por fim introduzido na decisão que é comunicada ao público de um modo perfeito, sem mácula, erro ou gralha, dando assim a ideia que o Presidente é uma entidade perfeita, quase Divina ou que, pelo menos, tem a obrigação de assim aparecer aos olhos do país que o elegeu e lhe fornece as condições para o exercício de tão importante cargo.

Estou também em crer que o Presidente não é nada disso: é alguém como nós, que comete os mesmos erros e acertos como qualquer mortal e que, se bem que possua uma série de ajudantes que o podem levar a tomar melhores decisões, no momento crucial está talvez mais só que qualquer um de nós quando temos de decidir sobre que camisa vestimos.

Imaginem-se a ter de tomar uma decisão urgente sobre um assunto importante, ao mesmo tempo que uma chusma de consultores vos avisavam dos perigos de todas as decisões possíveis; vos davam conselhos contraditórios sobre o caminho a tomar, conforme a opinião de cada um; vos traziam análises demolidoras transmitidas pelos meios de comunicação social... Nesse caso, provavelmente só teriam uma solução: fecharem-se num quarto escuro à prova de som, ou fugirem para uma ilha deserta e esperarem que a vossa intuição vos revelasse a decisão mais acertada a tomar. Tivessem ou não possibilidades de fazer isso, o que aconteceria é que estariam perfeitamente sós no momento da verdade, e teriam de suportar todos os riscos da decisão, pois haveria sempre quem não concordasse com este ou aquele aspecto.

É por isso que eu acredito que o Presidente está só nos momentos mais decisivos e que é um simples mortal, com todos os seus defeitos e virtudes.
É também por isso que compreendo todos os erros, incorrecções ou desvios da perfeição que acompanharam todo este processo de dissolução do Parlamento e posterior demissão do Governo.

O que me interessa é que, apesar de tudo, o Presidente nos livrou de uma calamidade.

Este primeiro-ministro representa para mim quase tudo o que há de perverso na política, e que se repercute até aos níveis elementares da hierarquia nacional: a visão de chefia como um privilégio que se atingiu com a sofreguidão da conquista do poder pelo poder, sem outro objectivo que o deitar mão a todas as mordomias que for possível obter. Neste Governo estão reunidas todas as condições para que a mediocridade se institucionalize e passe a constituir a afirmação da normalidade na coisa pública, afastando tudo e todos que possam constituir obstáculo à emergência dos que esperaram longamente por uma oportunidade onde a competência, a inteligência, a honestidade e a entrega à causa pública não constituam os critérios maiores de escolha para cargos de chefia.

Acredito também que o Dr. Santana Lopes possa não ser alguém que pretende exercer um poder despótico ou restaurar uma ditadura. Mas é precisamente porque a sua ascensão foi obra do acaso, e porque se trata de alguém cuja dimensão não excede mais do que o necessário para um animador social, que a arrogância do poder se pode mais facilmente instalar, assim como aconteceria com um qualquer anónimo que, de repente, se visse aclamado como rei pelo povo.

O medíocre retém sempre uma réstia de esperança de se vingar de todos quantos o olharam com desdém e, uma vez no poder, é-lhe fácil rodear-se de todo um séquito desejoso de privilégios, que consiga institucionalizar a sua própria mediocridade como uma nova ordem social.

Penso, por último, que este primeiro-ministro só foi possível num culminar da degeneração progressiva do exercício do poder político, que com ele terá atingido, talvez, o seu expoente máximo.

Resta-nos acreditar que a Divina Providência utilizou a pessoa do Dr. Santana Lopes para mostrar ao colectivo até que ponto se tinha desviado dos caminhos correctos de um Estado de direito e do exercício da ética como afirmação principal da inteligência humana. Podia-nos ter enviado um novo Dilúvio ou qualquer outra calamidade natural mas, em vez disso e felizmente, entendeu enviar-nos Santana Lopes como a personificação do Flagelo de Deus dos tempos modernos, e o Presidente Sampaio como o seu antídoto.

É por isso que, apesar de todos os possíveis erros, confusões, omissões ou atrasos em todo este processo, eu só posso ter uma expressão final que acompanha a minha esperança de que este país possa vir a inverter a tendência crescente para colocar os piores onde só deviam estar os melhores, e que é: muito obrigado, senhor Presidente.


PS - e sobre o título:

Quanto ao flagelo de Deus, pretendi apenas utilizar a metáfora do Átila, que foi detido, in extremis, às portas de Roma, pela simples palavra de um papa, que salvou assim a cidade da devastação que o Mongol impôs a todo o Império Romano conquistado


observacoes sao benvindas

1 comentário:

argumentonio disse...

obrigado, Fernando, sê benvindo e volta sempre ao Ditos
;->