2005-02-09

delírios grátis

em seu belo libelo "A clivagem escondida das eleições", o impagável Professor João César das Neves, a quem ninguém oferece de almoço, acha que os partidos dizem todos o mesmo e por isso tentam encontrar diferenças "em detalhes e personalidades, mas acabam por igualar o discurso para agradar a todos. Propostas originais só nos pequenos grupos, mas a novidade aí vem sobretudo da irresponsabilidade. Uma vez no Governo, a realidade anula os sonhos e impõe a dureza da vida."

também o almoço de César não parece grátis pois neste caso concreto das eleições de 20 de Fevereiro, há pelo menos um grande partido no governo que deambula pelas questões ditas da ... irresponsabilidade... !

ora, enquanto em "alguns países, como os EUA ou Portugal, a luta fervilha e o resultado parece incerto. Noutros, pelo contrário, existe um aparente consenso e a sociedade assume uma paz ilusória. Inglaterra, Holanda e agora Espanha, entre outros, adoptaram uma atitude permissiva e liberal, despenalizando o aborto e fechando os olhos à eutanásia, às uniões de homossexuais, etc."

(um aparte: agora percebo parte da afirmação de Zita Seabra, há dias, quando de visita ao Bispo de Coimbra invectivava contra a falta de catolicismo da ...Espanha !)

depois vem o paralelo com o último grande embate ideológico da História, o modelo comunista - com o fim que se viu, com comunismo extinto e reduzido a um folclore residual, fica aberto o campo para a grande conclusão: tal como então, na URSS de 1917, há hoje países europeus que optam por soluções laxistas e permissivas, desprezando séculos de valores e tradições; mas "não resolvem o problema, limitam-se a ceder a modas intelectuais que escamoteiam a gravidade da questão. A liberdade de abortar e a diversificação do casamento parece hoje tão moderna como há umas décadas pareceu a sociedade sem classes."

e rufam os tambores rumo à professoral tirada final: "Aliás, os que hoje atacam a família e a vida são exactamente os mesmos que há uns anos defendiam a ditadura do proletariado."

a Holanda, a Inglaterra, a Espanha e os Estados Unidos da América, ó Professor João César das Neves ? jámetinhasdito !

quer-se dizer: não há conclusões grátis ...

ou como diria a Maria João, a malta sabe que a maioria dos europeus e americanos foram fortes defensores da ditadura do proletariado ...

certo é que há pelo menos uma juíza (e alguns cidadãos, associados) que não acham grátis ao Professor João e querem julgá-lo por difamação ...





observacoes sao benvindas

Sem comentários: