2005-02-19

Bugiar


invasores?vão bugiar!!! Posted by Hello


O magnífico farol do Bugio, desde há trinta anos sem faroleiro devido à electrificação pública – já tinha grupos electrogéneos desde 1959; desde 1946 funcionava a incandescência de vapor de petróleo, substituindo o gás, desde 1933, o petróleo, desde 1893, e o azeite, de que consumia 12 litros por dia - e automatização da respectiva operação, é um dos ex-libris do Tejo, de Lisboa e de Portugal.

Foi implantado em 1755 sobre a igualmente magnífica Fortaleza de São Lourenço da Cabeça Seca – o nome do local bem poderá dever-se à permanência de uma redonda careca de areal no meio do rio, sendo que as restantes areias que se estendem até à margem esquerda da foz são escondidas pela preia-mar (a maré alta) e mudam de lugar com as estações e ao longo dos anos.

Pela geografia estratégica, a construção de uma praça forte no local afigurava-se ideal para defesa militar da entrada da barra de Lisboa, nomeadamente contra o eterno presumível invasor espanhol.

Ironicamente, mas pelas mesmas razões de racionalidade de que é feita a estratégia militar, passem os pleonasmos, foi Filipe, rei da Espanha que na altura incluía Portugal, que mandou fortificar o local, ainda antes de 1590.

Face à envergadura da obra, de difícil engenharia hidráulica, civil e militar, a sua realização, em sucessivas fases de construção, modificação, reforço, recuperação e reformulação, prolongou-se no tempo e ficou por isso a dever-se a vários autores, engenheiros, arquitectos, encarregados de obra, adjuntos, assistentes, etc, relevando Frei João Cazale, que fez os trabalhos debaixo de água, Leonardo Turriano, António Simões, Mateus do Couto, Conde de Cantanhede, Frei João Turriano.

Por essa altura muitas obras militares de defesa da costa se fizeram na linha Cascais. E tal como hoje, as obras nunca mais acabavam.

A páginas tantas, o nosso D. João IV, determina a construção de uma fortaleza na Cabeça Seca, onde já havia artilharia e guarnição. Mas exigiu que a obra fosse entregue a engenheiro português. É que eram sempre chamados estrangeiros, sobretudo espanhóis e italianos.

E o decreto real de 12 de Março de 1643 jametinhadito: «a experiência tem mostrado na fortificação de Cascais como estes homens vencem tão grandes ordenados e tão bem pagos, fazem e desfazem muitas vezes o que se obra. É de crer que sendo português servirá com mais amor e contentar-se-á com menos.»

Esta política oficial permanece desde então. Se for da casa, tem apego ao trabalho, há-de dar o litro, custa menos dinheiro e nem tem direito a importar-se com isso!

Em bastantes casos, quase apetece acrescentar: e de todo o modo é o que vai trabalhar, fazer o que há a fazer, meter as mãos na massa, fazer o trabalho de sapa, arrumar a casa, deitar mãos à obra, etc, etc, etc !

Certo é que ainda hoje a útil e fascinante construção assenta em planta circular raríssima, de duplo círculo concêntrico, entretanto reforçado por enrocamentos modernos mais resistentes, em blocos prefabricados de betão.

Assim relativamente defendido, ali no meio do mar, batido pela forte ondulação da barra do Tejo, o farol é por vezes visitado por curiosos ou banhistas privilegiados que em dias mais calmos e na maré baixa, se bronzeiam numa língua de areia concorrida por quem lá pode chegar, a bordo de alguma embarcação de pequeno calado.

Também ao longe a vista continua a encantar - e a vender apartamentos em prédios por andares, sempre com o Bugio nos folhetos promocionais, quase sempre com uma nesga de rio e, com sorte, de Bugio, pelo menos até à construção da fiada em frente de mais prédios com idêntica oferta promocional: vista para o Bugio !

E há lá melhor ...

Sem comentários: