2011-01-03

Nova Partida


a 8 anos da celebração do V centenário da primeira circum-navegação, o empresário e velejador António Quina (sim, familiar dos medalhados olímpicos, Mário e José Quina) partiu hoje em viagem de preparação de uma nova e comemorativa volta ao Mundo por mares dantes navegados por lusas gentes, honrando a ciência e o labor do projecto pioneiro de Fernão de Magalhães !

é um jametinhasdito contra a inércia e contra o esquecimento, pela via factual, por mão própria e pondo os pés ao caminho, para o fazer, neste caso calculando azimutes, arregaçando as mangas e içando as velas!!

bons ventos ajudem a intrépida tripulação e quem a apoiar, até ao porto de ... partida e uma vez cumprido com êxito o périplo Atlântico hoje iniciado em Oeiras!!!

[...]
E ao imenso e possível oceano
Ensinam estas Quinas, que aqui vês,
Que o mar com fim será grego ou romano:
O mar sem fim é português. [...]

in Mensagem, Fernando Pessoa, o mesmo poema em que o rosto da Europa fita o Ocidente e o futuro ;_)))



observações são bem vindas ;->>>

3 comentários:

Sofá Amarelo disse...

Não se podia ter nome mais apropriado para este... Quina! Neste ano que se diz pode ser o acender da chama do V Império, é nas (grandes) dificuldades que a alma lusa se transcende... e se afinal se por aqui se têm feito alguns melhores do mundo (Figos, Cristianos Ronaldos, José Saramagos, Rosas Motas, Carlos Lopes, Josés Mourinhos - 3º vez hoje melhor do mundo) porque não lhes seguirão o exemplo políticos, gestores e outras demandas deste polígono à beira Europa e Atlântico desenhado?

Anónimo disse...

Em parte pelo menos, a resposta à pergunta final do comentário de Sofá Amarelo está na frase do Padre António Vieira (séc. XVII): "Sem sair (do seu país) ninguém pode ser grande."
Bons ventos levem o Quina, e bons ventos o tragam!
jmco

argumentonio disse...

foi acrescentado o link para o blog da viagem !

assim, clicando sobre a expressão "périplo Atlântico hoje iniciado em Oeiras" é aberta a página do blog avidaebela2011, do sailblogs !!

no blog, estão notícias, fotografias e relatos da viagem, bem como os comentários que vão sendo adicionados e ainda a localização e progresso o Louva a Deus, em tempo real !!!

;_)))