2005-01-18

Moitinho de Almeida - amigo para sempre



decano dos Advogados e dos Rotários portugueses, insígne causídico, espírito livre e Homem de bem, Luis Pedro Moitinho de Almeida viajou para a eternidade fraterna, onde continuará a advogar a solidariedade e a pugnar por um mundo mais justo, mais culto e mais amigo

além de outras qualidades admiráveis, incluindo notáveis lucidez, expressividade e longevidade, manifestava um extraordinário gosto pela vida em todos os seus actos e relacionamentos

em especial, lembro uma ocasião em que contava um episódio ilustrativo do imperativo da vida que é a alegria, batendo-se construtivamente contra os queixumes, a maledicência, o negativismo e clamava pela nossa costela árabe da sociabilidade, alegria sã e jovialidade: no entusiasmo da defesa do seu ponto de vista e apesar dos seus noventas e tais, alçou dos reconhecidos dotes de orador e recitou de sopetão um soneto que escrevera na sequência do episódio em apreço, há quarenta anos ! ! !

para além de obra jurídica e literária, Moitinho de Almeida também escreveu diversos textos de apontamento biográfico de Fernando Pessoa, enquanto contemporâneo, amigo e estudioso do Poeta - entre outros, ALMEIDA, Luís Pedro Moitinho de, Fernando Pessoa e a Magia, Lisboa, 1959; ALMEIDA, Luís Pedro Moitinho de, Fernando Pessoa no Cinquentenário da Sua Morte, Coimbra, Coimbra Editora, 1985

do seu testemunho e análise, impressiona o texto relativo aos vales à caixa de Fernando Pessoa, característicos da luta do Poeta pela própria subsistência - apenas interrompida pela receita da edição de "Mensagem", única obra que publicou em vida, o que também revela muito sobre a sociedade portuguesa, o que até jametinhamdito, pelo menos a de então ...

eis o que nos conta sobre o local de onde Pessoa vislumbrava uma certa «tabacaria»:

A casa da Baixa que foi "lar" de Pessoa
Há pedras, há lugares que falam. A Luís Pedro Moitinho de Almeida nenhum lugar lhe fala tanto como o prédio da Rua da Prata, 71, onde viveu toda a sua família - e onde trabalhou Fernando Pessoa.

«... Em princípios do século, todo o prédio se encontrava ocupado pela minha família; nas lojas era a ourivesaria, nos 1.° e 2.º andares viviam meus bisavós Luís Pinto Moitinho e mulher e nos 3.º e 4.° andares viviam meus avós António Joaquim Simões de Almeida e mulher.
Meu pai, Carlos Eugénio Moitinho de Almeida, em 1907, passou a ocupar todo o 1.° andar onde estabeleceu um escritório comercial de comissões, consignações e conta própria.
Meu avô António Joaquim Simões de Almeida trespassara a loja, que todavia conserva ainda hoje, como disse, o nome de Ourivesaria Moitinho.
Porém, um personagem não da família, mas individualidade marcante, havia de passar a fazer parte, e de que maneira, do drama do prédio. Refiro-me a Fernando Pessoa.
E o seu drama situa-se precisamente no 1.° andar onde foi o escritório do meu pai, de quem Fernando Pessoa era correspondente de línguas (Inglês e Francês).
A seguir à sala grande dos empregados, para o lado da Rua dos Retrozeiros, havia uma sala de espera, seguida de um gabinete que Fernando Pessoa usava quando não queria utilizar o dos restantes empregados e onde eu cheguei a ter escritório de advogado, seguindo-se outra sala, onde era o gabinete do meu pai; todas as referidas salas com 4 janelas deitando para a Rua dos Retrozeiros, onde havia ao tempo a tabacaria Havaneza dos Retrozeiros.

paz e bem aventurança a Moitinho de Almeida, Amigo de Portugal, da Europa e do Mundo e Irmão do seu semelhante

5 comentários:

Unknown disse...

Fiquei impressionada com este artigo sobre Luis pedro moitinho de Almeida, pois eu tenho o mesmo sobrenomo, bem que minha mae disse que nossa familia era de Portugal.

Anónimo disse...

Eu conheci muito bem o Luiz Pedro e era mesmo como apenas acabei de ler.
Culto, inteligente , amava a vida . Recitavamos os versos do Prevert como se falassemos dum amigo, sobretudo Barbara..que ainda hoje

Anónimo disse...

Anónimo disse...

Que saudades tenho do Luiz Pedro. Cheio de vida, de genialidade e de saber. Foi um maravilhoso amigo

Ana Moitinho disse...

Sou filha do Luiz Pedro e já não passava neste blog há uns anos. Foi bom ler os comentários mais recentes de 2022, de um anónimo que ainda recorda o meu querido pai :* Bem haja.