2005-12-28

Galileu ao cubo

Aos céus subiu hoje um cubo recheado de sensores e equipamentos para experiências científicas no âmbito o projecto Galileu, um sistema europeu de localização, mais rigoroso que o GPS e que terá finalidades comerciais mas também de busca e salvamento e sinal aberto.

Será talvez o mais exacto referencial de localização terrestre, com base num sistema de 30 satélites artificiais em órbita e no mais exacto relógio atómico construído pelo homem.

É também um projecto de desenvolvimento da indústria espacial europeia, agregando universidades e empresas, governos e cientistas de vários países, num gigantesco esforço financeiro, tecnológico e de cooperação internacional.

Boa sorte então para este Galileu, já que o físico, matemático e filósofo que o inspira teve que negar a realidade em que acreditava para poder sobreviver à tirania da ignorância.

Para além dos avanços científicos que realizou a partir da utilização da luneta, Galileu instituiu um novo sistema de pensar o mundo, criando novos conceitos para o explicar, como o “sistema de inércia” que permite compreender o movimento relativo de objectos na superfície de um corpo maior, admitindo a hipótese já defendida por Nicolau Copérnico e Giordano Bruno, mas também por Aristarco, trezentos anos antes de Cristo.

E à luz do que sabemos hoje, talvez os construtores das pirâmides e mesmo povos mais antigos conhecessem já o movimento da Terra em volta do Sol, facto apreensível pela experiência (um momento segundo, para Galileu) mas, sobretudo, pela racionalidade humana.

Glória ainda a Galileu, que jametinhadito: "A filosofia está escrita nesse vasto livro permanentemente aberto aos nossos olhos (quer dizer, o Universo), livro que não poderemos compreender senão começarmos por aprender a conhecer a língua e os caracteres em que está escrito. Ora, ele está escrito em linguagem matemática e os seus caracteres são o triângulo e o círculo, e outras figuras geométricas, sem as quais é humanamente imposível compreender-lhe uma só palavra.

Oxalá o primeiro cubo hoje lançado ao espaço semeie a decifração das linguagens de que é feito o universo... !!!
observacoes sao bem vindas

Sem comentários: