2011-03-16

guerra?

...

para Mr. Cavacô:



o re-empossado Silva regista mais um excerto realista em seu grave discurso, incentivando os precários jovens rebeldes nos terão a seguir o "exemplo de determinação com que há 50 anos partiram para a guerra" ;(

lamentável, esta declaração presidencial, infelizmente dentro do padrão habitual de Cavaco Silva, chovendo no molhado sobre milhares de jovens que perderam a sua juventude em carne para canhão da política do colonialismo salazarento que o mundo inteiro condenou e sucessivas gerações portuguesas amargaram e pagaram com a vida e com a integridade física, própria ou dos seus queridos, num enredo trágico ainda não sarado nem entendido!!

enfim, esqueçamos o que diz Cavaco, sendo certo que há legítimas e diferentes perspectivas, também em forma de Arte, em boa hora, felizmente e com direito a um jametinhasdito de júbilo por haver gerações que procuram compreender melhor o passado, agir melhor no presente e construir um futuro melhor, decididamente sem guerra e antes exortando a Vida!!!

;_)))



observações são bem vindas ;->>>

2 comentários:

Sofá Amarelo disse...

E os jovens que sobreviveram tornaram-se menos jovens e um deles - meu tio muito chegado - quase 50 anos depois sofre nas suas noites o drama dos tempos de cólera...

Anónimo disse...

A comparação expressa pelo Cavaco foi de facto muito infeliz. Só o contexto em que as palavras foram ditas pode atenuar a intenção.
De resto, como participante na guerra colonial, Cavaco esteve parcialmente a elogiar-se a si mesmo, o que não é bonito. Foi um discurso muito distraído e pouco de Estado na medida em que ignorou a guerra do ponto de vista das vítimas dos PALOP. Um Presidente da República deveria ter vistas mais alargadas.

jmco