2010-06-09

o Périplo de Amin


Malouf ganhou o "Príncipe das Astúrias, justíssima distinção a um Homem da cultura, da tolerância e da sã convivência entre os povos!

e por sinal, certamente não por acaso, um escritor genial - no romance, o "Périplo de Baldassare", que nos leva em passeio informado aos mundos de 1666, ou n'"As cruzadas vistas pelos Árabes" e outros ensaios!!

jametinhamdito que começa a notar-se a falta das letras portuguesas entre as "Letras" do Prémio Príncipe das Astúrias!!!




observações são bem vindas ;->>>

3 comentários:

Anónimo disse...

Concordo em absoluto, António.
jmco

Sofá Amarelo disse...

Claro que se nota a falta das letras portuguesas... está a acontecer com a literatura portuguesa aquilo que aconteceu com o atletismo de fundo em Portugal há uns anos atrás: de potência mundial descemos em poucos anos a um país que não tem um grande corredor ou corredora de fundo neste momento nem nada se vislumbra no horizonte.

Com a literatura a mesmíssima coisa: Saramago ganhou o Nobel, mas não há escolas de literatura em Portugal que dêem seguimento a tal feito. Até porque a edição livreira está cada vez mais entregue a lobbies fortíssimos. Embora haja muita gente a publicar há cada vez menos gente a ler...

Um abraço!!!

Carlos Pires disse...

Qual é a relação entre a qualidade literária dos livros e as atitudes pessoais e características dos escritores?