2010-02-22

Nobre


mais uma conversa, mais uma minhoca: domingo passado, Marcelo Rebelo de Sousa (who else?) analisou a candidatura de Fernando Nobre à Presidência da República e com a clarividência e o interesse político (-partidário/facção MRS) habituais, confirmou a óbvia ingenuidade da iniciativa em divisão da esquerda e favorecimento de Cavaco Silva

omitiu, porém, a hipótese mais relevante: o objectivo de Fernando Nobre pode bem ser (é a única utilidade da candidatura para quem a queira interpretar adulta e de boa fé) a preparação da disputa presidencial após Cavaco - momento em que Marcelo Rebelo de Sousa será uma vez mais potencial candidato concorrente

mas além da oportuna e só muito improvavelmente desleixada omissão, Marcelo Rebelo de Sousa analisou também o trajecto de Manuel Algre, aproveitando para desfazer tanto com habitualmente na primeira candidatura explícita, já que do implícito e nada explícito Cavaco Silva há muito nos habituámos a ter que gramar os tradicionais e hipócritas tabus

e no serviço à sua causa, o político-professor-comentador declarou que a candidatura de Manuel Alegre pecava por se ter colado ao Bloco de Esquerda, ao que Maria Flor Pedroso corrigiu, foi o BE que se colou a Manuel Alegre, e Marcelo repisou no molhado, mas então o candidato devia ter dito que não o apoiassem, e Flor intrigou-se, mas então é assim?, e Marcelo retumbou, pois claro, se quer que o apoiem tem que lhes dizer para não o apoiarem!

jametinhasdito, ó Marcelo!!

nem sei como se pode estranhar, provavelmente quase ninguém repara, é um mero pormenor, mas isto significa, com toda a naturalidade, que muitos aceitamos que se diga "apoio" para se exprimir que não se dá apoio e talvez alguns só compreendam assim

é para apoiar? tem que ir à TV dizer "não apoio"

quantas vezes afinal terão sido produzidas declarações de não apoio quando ouvimos "apoio"?

e quantas vezes vice-versa?

haverá chave para descodificar tão cifradas mensagens? dir-se-ia, ou melhor, jametinhamdito que esse nível de comunicação pode não ser acessível ao cidadão comum, Fernando Nobre incluído e, pelos vistos, também Manuel Alegre, para o efeito, parece um simples inocente, demasiadamente pessoa de bem...

na mesma linha, há dias, logo após a declaração do Padrão dos Descobrimentos, e tal como Carlos Encarnação, dirigente do PPD/PSD, António Pires de Lima, dirigente do CDS/PP, declarou a maior simpatia por Fernando Nobre, multiplicando-se convenientemente em exultados elogios à pessoa e obra do candidato, realçando no entanto que lhe faltava a hipocrisia indispensável ao exercício do cargo!!!

nem mais - triplo jametinhasditos presidencial ... :(





observações são bem vindas
;->>>

3 comentários:

Sofá Amarelo disse...

Acho parecido a disputa presidencial aos grandes do futebol: no futebol já se sabe que podem aparecer bragas, guimarães, setubais, leixões, maritimos, etc, que no fim será sempre um dos 'grandes' a ganhar. E isto porque os pequenos não se entendem! Senão, vejamos: na época passada se os clubes pequenos se terem unido o Leixões teria ganho o campeonato pois na 1.ª volta o Leixões venceu os jogos contra os 'grandes' (fez portanto o mais difícil); esta época são os pequenos que vão evitar que o Braga seja campeão, pois - àparte este desaire com o FCPorto - o Braga fez pontos com os grandes que lhe permitiriam ganhar a liga... se os pequenos deixassem!

É certo que isso nada teria de ético nem de desportivo, mas será que a política tem alguma coisa de ético??? Conclusão: os pequenos não ganham na política porque os... pequenos não deixam!

tulipa disse...

Olá

desculpa mas, escrever sobre políticos não é o meu forte nem me agrada.

Venho agradecer as tuas visitas aos meus blogues.

Num dos meus blogues, coloquei uma foto juntamente com um poema que escolho que tenha a ver com algo que a foto tenha, percebes?
Então esta foto é à entrada do "Hotel dos Templários" na bela cidade de Tomar.
Neste caso, pela perspectiva é à saída...vinha eu de máquina ao pescoço como sempre e vejo aquele ângulo, pareceu-me interessante e clic...já está!!!
Decidi que vou fazer esta "rubrica" uma vez por semana e naquele blog "DeAbrilemdiante", bem como outra rubrica que vou dar início já a seguir com o tema "Recantos de Hóteis". É o meu objectivo para 2010, para também poder utilizar as centenas de fotos que tenho.

Estou em festa, cheia de alegria pela concretização de um sonho, o meu blog "Momentos Perfeitos" chegou ao nº 100 de "Seguidores", fico mesmo feliz, acredita.
Aliás de ontem para hoje passou a 102 seguidores.

Fiz um post alusivo a esse nº 100.
Sempre escrevi e também fotografo para divulgar ideias que vou tendo e como não posso chegar às pessoas como jornalista nem repórter, utilizo os meus 2 blogues para esse fim.

Boa semana.
E um beijo da Tulipa

argumentonio disse...

Sofá - futebolmente, por assim dizer, há mais em jogo do que apenas futebol, para dizer assim, e do que apenas tamanho, embora entre o Braga e o Guimarães (que venceu o derby local) seja difícil, na hora do pontapé, dizer que o tamanho assim ou o tamanho assado

presidencialmente, muitos cidadãos de boa fé, boa vontade e boa pinta podem concorrer às eleições e se todos pensassem e agissem assim teríamos milhões de candidatos com um voto cada um... pelo que é de má fé desprezar olimpicamente os candidatos já anunciados, incluindo o titular em funções, justificando uma candidatura por razões de "imperativo moral", porque o país está mal e porque é preciso ética, já que todo e qualquer potencial candidato pode dizer o mesmo e certamente nenhum dirá o contrário, tal aliás como os eleitores e até terceiros - todo o planeta pode achar que o País está mal e a política precisa de ética, o que não distingue ninguém; o que um candidato que chega tem a obrigação, além de manifestações de fé, é de explicar o que vai fazer de diferente, e de preferência melhor, que os demais candidatos, isso sim seria distintivo e uma valia acrescida à ponderação do eleitorado ;_)))

Tulipa - de novo, boa sorte para o teu blog, poesia e fotos