2008-08-19

verniz olímpico

primeiro, era o sonho, a confiança e a poesia !

- ou, para políticos, dirigentes e comentadores, altas fasquias...

depois, eclipsaram-se algumas estrelas, planetas e satélites...

após o eclipse lunar, a insónia trouxe a excelente medalha olímpica de Vanessa Fernandes - que orgulho, para ela, para a Família, para os portugueses !!

mas numa quinzena em que muitos estão a trabalhar para o bronze, uma medalha de prata é insuficiente - veja-se o exigente editorial, no Diário de Notícias, de João Tavares, um verdadeiro campeão das olimpíadas da basófia - pois querem ouro !!!

a comunicação social ajuda à festa, empolando o bem e o mal, torcendo e distorcendo (v.g. Vicente Moura não se demite coisa nenhuma, apenas lança atoarda inoportuna quanto a hipotética renovação do mandato, que ninguém lhe reconhece nem lhe garantiu) para um suposto record de audiência, desprezando olimpicamente a verdade e o essencial, na mira de confundir o leitor

mas muitos vão no engodo, vivem bem assim: ainda recentemente, as copiosas derrotas do râguebi foram heroicamente celebradas, as modestas fantasias da bola foram e continuam a ser ... fantasiadas ... muito para além dos resultados efectivos

só os atletas olímpicos é que terão que carregar com as consequências da falta de notícias, da falta de competência de dirigentes, da falta de planeamento nas organizações e nas políticas de desporto, competição incluída, na falta de Justiça, desportiva incluída (tristemente sentenciada em fruta variada e café com leite, para chacota geral e indiferença dos responsáveis, legitimamente crentes na eterna impunidade) e até, pelos vistos, jametinhamdito, com a falta de verniz ... olímpico!!!

assim, enquanto dirigentes, políticos e apressados comentadores melhor disputariam medalhas de verniz, há que ter a noção das realidades: à excepção de um ou outro génio eleito, casos raros e pontuais, os resultados desportivos dependem da sistematização e generalização de níveis elevados das condições propiciadas na qualidade e na extensão da prática desportiva geral e de elite, ou seja, de apostas políticas - com meios, objectivos, justiça, responsabilidades definidas e assacáveis, uma vez banida a corrupção que perpetua a mediocridade

isto como condição necessária mas não suficiente...

ora, no desporto - melhor, no que resta ou no que se transformou o desporto - há muitas contingências: o super-nadador Phelps, dotado de condições invulgares e apesar de ter sozinho mais medalhas que alguns países ao fim de sucessivas ou interpoladas olimpíadas... só com muita sorte venceu a prova individual de mariposa (os 100m) - curiosamente, no apuramento dos 200m estilos, que também venceu, concluiu a primeira piscina, mariposa, atrás do português!

que a caravana passe: boa sorte aos atletas da comitiva olímpica para as provas que ainda há a disputar, para o resto das suas carreiras e para as respectivas vidas, futuro desportivo e olímpico incluído

haja fé, paciência de chinês e, já agora, os mínimos olímpicos de verniz ;->>>

















observacões são bem vindas

1 comentário:

Anónimo disse...

…. mesmo muito oportuno. Apressei-me a deixar comentário mas não sei por que raio… o comentário não é enviado com sucesso (e já não é a primeira vez). Será culpa do comité…….??? Mesmo assim aqui fica:

É verdade! Ainda hoje virei a página à informação que só fala de frustrações e pensei cá com os meus botões: toda a gente sabe, que medalhas até aqui ganhas, são quase por força de vontade exclusiva de atletas que perseguem até à obsessão os seus objectivos. Não conheço, e desculpem-me a ignorância, uma verdadeira escola de atletas de alta competição sem que seja na modalidade de futebol.
Por isso, agradeço aos atletas que estiveram em Pequim e que vestiram a nossa bandeira por dentro, mesmo que sem medalhas por fora e “comojátinhasdito”, boa sorte para o resto das suas carreiras .
20.08.2008
Maf