2006-10-30

Absolutamente

O Presidente brasileiro, Inácio Lula da Silva, hoje reeleito, teve um primeiro mandato atribulado, com sucessivas e intermináveis CPI – comissões parlamentares de inquérito a propósito de inúmeros casos envolvendo políticos de diversos quadrantes políticos e vários níveis de responsabilidade.

Numa entrevista televisiva durante a campanha presidencial, uma jornalista interpelou um político brasileiro, questionando-o sobre insinuações de corrupção de que era sujeito. O entrevistado jametinhadito prontamente, com ar indignado: corrupto eu ? absolutamente!

Ou seja, o político brasileiro repudiava a acusação através de uma expressão que, na sua literalidade e de acordo com os padrões portugueses de uso da nossa Língua, afirma exactamente o oposto.

Enfim, as Línguas têm muitas propriedades e qualidades, sendo a versatilidade uma das mais interessantes.

O português brasileiro tem significativas diferenças, que não apenas de mera ortografia, face àquilo que consideramos ser o padrão de Portugal.

O mesmo sucede com a evolução do nosso idioma nos países de Língua Oficial Portuguesa.

Essa pode bem ser uma riqueza da Língua Portuguesa, desde que compreendida e estudada, assimilando-se linhas de evolução que as circunstâncias lhe imprimem, aproveitando-se para a reforçar como pátria, elo de ligação e fraternidade entre os diversos povos que a falam.

E o Brasil deu um passo relevante na defesa, dignificação e promoção da Língua Portuguesa, ao instituir o (ao que muitos dizem) magnífico Museu da Língua Portuguesa.

Vale a pena visitar a página do Museu da Língua Portuguesa na internet.

E, claro, se for a São Paulo, é mais uma actividade recomendável na oferta cultural da maior cidade brasileira, digo, da Língua Portuguesa !!!



observacoes sao bem vindas

Sem comentários: