2010-01-25

jovem

correspondendo a "novos conceitos sociológicos" e acompanhando a evolução dos padrões europeus, o nosso esplêndido «cartão jovem» passou a abranger 'jovens' até aos 29 anos, inclusive!

mas pois é uma bela medida?

longe vão, pois, os tempos em que homens feitos (quem se lembra do Sr. Ventura, de Miguel Torga, ou de "Esteiros", de Soeiro Pereira Gomes, ou...) de 10 anos de idade largavam a escola e apresentavam-se ao trabalho, e ainda bem que assim é!!

jovem até aos 30? jametinhasdito!!!

e como atrás de tempos, tempos hão-de vir, mais ano menos ano o bom do cartão jovem será ampliado a toda a humanidade... independentemente da idade...

juventude for ever ;_)))




observações são bem vindas
;->>>

5 comentários:

Manel disse...

Muito melhor, e mais próximo de Redol ou Torga, é um jovem agricultor… desde sempre muito próximo dos 40, que era o limite estatutário (ainda deve ser, se não aumentou entretanto….)…

argumentonio disse...

confirmativo: a julgar pela informação do site da respectiva Associação, (também) o agricultor é jovem até aos 40 !

http://www.ajap.pt/id.asp?id=s5p5_48

Anónimo disse...

A Culturgest, por exemplo, também já considera jovem alguém com 30 anos. Há toda uma evolução natural para apanhar os estudantes que prosseguem os seus estudos até uma idade que andará por lá perto, se não a exceder. Quando, com licenciatura nada arranjam em termos de trabalho, os estudantes do ensino superior lançam-se para o mestrado. Aí, pode acontecer-lhes o mesmo insucesso no campo laboral. Então, dentro do princípio do práfrentex, embarcam no doutoramento. Com isso, caramba, homem ou mulher que chumbe dois ou três anitos nos seus estudos chega facilmente aos 30 anos de idade. Portanto, é mais que justo que seja essa a idade. Trinta e cinco até seria possivelmente mais adequado. Lá chegaremos. (Não se viram já empréstimos para habitação a 40 e a 50 anos? Os pais contraem o empréstimo e acabam por ser os filhos a pagar ainda umas fatiazitas do dito.)

Onde não sei se posso concordar, António, é no apoio aos jovens de 10 anos dos Esteiros ou do interessante Sr. Ventura que largam a escola para começarem a trabalhar no duro. Mas é tudo uma questão de ponto de vista.
jmco

Sofá Amarelo disse...

Há uns anos atrás o Grupo Impresa (do Expresso, Visão, SIC, etc) pegou numa dezena de funcionários na altura com menos de 25 anos, chamou-lhes jeps (jovens de elevado potencial) e deu-lhes oportunidades que nunca havia dado a nenhum dos funcionários mais velhos, os quais - no fundo - é que construíram aquilo que Balsemão tem.
Houve na altura uma mini-revolta por parte dos mais velhos, sem quaisquer consequências. Dos tais jeps, creio que só uma está em lugar de chefia e não é por mérito... bom, é melhor ficar por aqui!

Só queria acrescentar que jovens somos todos nós...

Secreta disse...

Jovens de espirito, ah? Passo a meta , que chatice ... heheh