2009-07-31

diário republicano

a sempre agradável leitura do diário do dia do Diário da República, em versão electrónica, oferece por vezes sensações ainda mais apetecíveis que a informação relevante e com efeitos sobre a vida dos cidadãos que lá procuramos

hoje, a folha oficial deseja-nos boas férias, votos que o Ditos agradece reconhecido e subscreve endereçadamente a todos (ena... tantos e bons) os leitores, extensivamente às excelsas Famílias

mas a que se deve o (f)estival cumprimento da multicentenária gazeta ?

interpretação própria do Ditos, é certo, mas com incentivozinho powered by MINISTÉRIO DO TRABALHO E DA SOLIDARIEDADE SOCIAL, via Portaria n.º 833/2009, de 31 de Julho, que ... suspende o registo de apostas para cinco semanas consecutivas no Totoloto, de 2 de Agosto a 6 de Setembro !

digamos que o mês de Agosto é porventura a altura do ano em que mais se justificará a modalidade de preencher o esperançoso boletim por várias semanas, assim como escrever recado à padeira para não deixar pão ou mudar a assinatura de periódicos e revistas para ... um toldo perto de si ;->>>

é claro que a gongórica explicação de tão legal diploma tem o mesmo valor que a preciosa, oportuna e sempre formalmente rigorosa justificação do encerramento de Museus, Bibliotecas ou Postos de Informação do Turismo à hora de almoço e ao fim de semana !!

jametinhasdito !!!

de todo o modo, há que apostar, acreditar e sonhar - ao menos numas boas férias, semana a semana, dia a dia ou momento a momento

boas férias e boa sorTE

;->>>



ps - férias são férias e votos são votos mas...

a informação e a reflexão são compatíveis, em moderadas e ponderosas proporções, com as condições ideais de pressão e temperatura que tanto ansiamos para os mais prazenteiros banhos de mar, de sombra e ... de silêncio que os dias luzidios que merecemos tanto fazem desejar

por isso, aqui fica também o registo de que estamos bem acompanhados na população eleita para eleger a prole de deputados que a Assembleia da República acomodará para representar a nação na próxima legislatura:






























contas feitas, muitos ou poucos, somos bons - embora, a julgar pela evidência dos números demográficos e arriscando a completa inversão da pirâmide, cada vez menos jovens, tantos que são os eleitores face à nossa população total, perigosamente quase coincidindo com a globalidade dos cidadãos nacionais... !

ps2 - de notar ainda a curiosa (des?)proporção entre eleitores e lugares no Parlamento adstritos aos distritos - rectius, círculos eleitorais - de Lisboa e Porto... !!


ps3 - e que o número de cidadãos eleitores fora do continente e ilhas parece substancialmente desproporcionado e representação ínfima da grandiosidade que sempre atribuímos à diáspora lusitana !!!




observações são bem vindas
;->>>

2 comentários:

Anónimo disse...

Quanto à interrupção do Totoloto, António, quem ganha com isso é o Euromilhões. Vai haver transferências, tal como no futebol.
No que respeita aos eleitores recenseados, concordo que há dois números que chocam muito.
1º Que todos os eleitores da Europa e fora da Europa sejam apenas à volta de 167 mil, um número incrivelmente baixo (inclui Espanha, França, Alemanha, Inglaterra, Luxemburgo, Suiça e, depois, ainda mais as comunidades portuguesas no Canadá, nos Estados Unidos, no Brasil, na Venezuela, na África do Sul, em Angola e Moçambique). Tudo isto somado cifra-se pelo número de eleitores de Bragança, o que é francamente pouco. Neste campo, tem sido feito um mau trabalho pelos sucessivos governos.
2º Apesar desse pequeno punho-cheio de eleitores fora do país, o total é de cerca de 9,5 milhões! Mesmo admitindo que a taxa de natalidade está baixa, não haverá neste país mais do que um milhão de pessoas entre os 0 e os 18 anos (suponho ser ainda este o limiar mínimo para votar)?
Bom mês de Agosto para os leitores do Ditos!
jmco

Júlio Pêgo disse...

Nesta sociedade o informal acontece cada vez mais. Contudo, penso que é pelo menos original um Órgao Oficial desejar boas férias aos leitores... (ficam de fora os que já as gozaram e os que irão mais tarde!)