2013-04-03

Abril, sempre


jametinhadito Óscar Lopes!























O autor de mais de duas dezenas de obras sobre a literatura, língua e cultura portuguesas faleceu sexta-feira de manhã, na sua residência, no Porto.
O presidente da secção de Letras da Academia de Ciências de Lisboa, Artur Anselmo, afirmou que, com a morte de Óscar Lopes, "Portugal perdeu uma das suas inteligências mais fulgurantes da transição do século XX para o XXI".
O ensaísta Eduardo Lourenço, por seu lado, afirmou que o catedrático da Faculdade de Letras da Universidade do Porto "foi uma das vozes mais autorizadas e representativas da cultura portuguesa".
"Com ele fecha uma espécie de ciclo da nossa vida histórica, por um lado, mas também política e ideológica, sob a égide ou referência de uma visão do mundo, que foi o marxismo de que a obra dele está impregnada, mas tem uma importância superior a isso e ultrapassou-a", disse Eduardo Lourenço à Lusa.
A catedrática de Literatura portuguesa Isabel Pires de Lima afirmou que Óscar Lopes "foi um brilho num céu bastante cinzento, particularmente nos anos de 1950, 1960 e 1970, em Portugal".
Para a ex-ministra da Cultura, Óscar Lopes foi "um vulto de proa, que esteve na vanguarda do que se fazia no campo da historiografia e da crítica literárias e da linguística".


créditos: obrigado a Isabel Pires de Lima, pelo magnífico texto, e ao CCB pela disponibilidade para iniciativas de homenagem ao ilustre professor e ensaísta

e ao JN, pelos elementos noticiosos, incluindo a fotografia





observações são bem vindas obrigado ;_)))

Sem comentários: