2009-06-12

15 anos


e vão 15 anos !


ao princípio o nome parecia periclitante, cai não cai…


mas já lá vão 15 anos de Associação Cais, de Solidariedade Social e sem fins lucrativos, procurando contribuir para melhores condições de vida de pessoas sem casa/lar, social e economicamente vulneráveis, em situação de privação, exclusão e risco


objectivos de mérito: colocar na ordem do dia as temáticas relacionadas com a Pobreza e Exclusão social; potenciar o trabalho em parceria e rede; valorizar os beneficiários (utentes) do sistema social enquanto elementos críticos e activos; desenvolver e implementar estratégias de intervenção social adequadas às necessidades das populações alvo, pessoas muitas das quais “sem abrigo”


nos cruzamentos da cidade, os persistentes vendedores da revista disputam a atenção dos automobilistas com os distribuidores de jornais gratuitos e há um mês passaram a usar chapéu vermelho !


a revista Cais continua magnífica, de retorno muito acima do custo (2 euros, que revertem para os vendedores) e sempre com iniciativas de interesse

  • 18 de Junho, Fnac Chiado: 15 Anos, 15 Contos - Lançamento e Exposição de ilustrações;
  • 23 de Junho, \CCB, Tertúlia “Portugal Desigual” debate a Revista CAIS e o seu papel na sociedade portuguesa;
  • 2 a 5 de Julho, no Seixal: Final do Campeonato Nacional de Futebol de Rua, entre 15 equipas vencedoras dos distritais


actividades e projectos não faltam, tem havido voluntários e apoios mas bem se vê que não chegam, nunca são de mais e basta olhar à nossa volta


em Lisboa, escadas, arcos e arcadas (a morada dos arcanjos?) dão guarida a numerosa população de edredon de cartão... :<


só há boas razões para apoiar a Cais !!


e todas as razões para os nossos parabéns !!!





observações são bem vindas
;->>>

7 comentários:

MafY disse...

Eu gosto de comprar a Cais e até te digo que já entrei num concurso de fotografia, iniciativa desta revista. Infelismente não consegui a pontuação do júri mas ganhei ver a exposição dos trabalhos premiados te digo... Coisa séria!!

Anónimo disse...

O seu texto, António, deu-me informações sobre a Cais que eu desconhecia. Fiquei a admirar mais a obra.
Só não entendi a linha em que diz que os 2 euros da revista revertem para os vendedores. Portanto, quem vende mais, com mais fica - o que nunca é muito, claro. Foi assim desde sempre para maior motivação nas vendas?
jmco

Sofá Amarelo disse...

Já fiz colecção da Cais e lembro-me bem do seu nascimento pois os organizadores iam muitas vezes pedir fotos ao Expresso na altura - ainda bem que a revista se aguentou, melhorou e tem um tão vasto leque de fãs!

Um abraço. Bom Domingo!!!

argumentonio disse...

MafY - pois também em matéria de fotografia parece que a Cais tem dado cartas, quer pelas iniciativas da Associação quer pelos conteúdos da revista e em geral pela dinâmica de divulgação de trabalhos de autores portugueses !

e aí está mais um desafio, o concurso reflex 2009, até 29 de Junho !!

mãos à obra e boa sorte !!!

JMCO - os vendedores da revista são pessoas com dificuldades económicas graves, não raro decorrentes de outro tipo de problemas, e riscos de exclusão; assim, o valor correspondente ao preço a que a revista é vendida reverte para esses colaboradores/beneficiários, que de todo o modo devem obedecer a certos padrões de conduta, apresentação e urbanidade, tudo contribuindo para a sua integração; o verdadeiro custo da revista é suportado pelo patrocínio de diversos mecenas, em geral empresas mas a associação Cais também admite sócios (quota 50 €/ano) e voluntários individuais como forme de garantir a realização das suas múltiplas actividades
;->>>

Sofá - claro que de uma instituição como o Expresso e dos seus valorosos profissionais se esperaria um cooperação condigna que nunca é demais registar e reconhecer !!!

PNETliteratura disse...

PNETliteratura

mariabesuga disse...

Gosto de comprar a Cais. Fi-lo durante muito tempo com regularidade, enquanto vivi em Lisboa. Agora já não mas acontece algumas vezes. Gosto normalmente dos conteúdos. Acho que funciona o sistema na relação com os vendedores. Para eles representa um trabalho pelo qual precisam lutar para que lhes renda o mais possível.

Um abraço

candida disse...

um bom projecto k é preciso apoiar.