2009-05-18

menorização

Cavaco viajou à Turquia

em férias, visitou a Capadócia, realizando o sonho de Maria

em toda a parte do mundo há sonhos impossíveis de realizar para muitas mulheres

perguntado se há na Turquia menorização das mulheres, conferiu que não, aceitando simpaticamente a explicação da guia turística (?)  assente na velha desculpa que serve a muitos ideólogos islâmicos para tentar desculpar o indesculpável: jametinhamdito que ao rezar na mesquita, os homens baixam-se, vão literalmente ao chão, pelo que poderiam ficar incomodados caso lá estivesse uma mulher no mesmo preparo ritual 

ou seriam as mulheres que ficariam incomodadas? 

bom, que interessa lá isso? interessa é que seria um incómodo e fica o Cavaco esclarecido

num mundo de gritantes e injustas discriminações contra as mulheres, há muitas batalhas a empreender, a continuar, a vencer, na Turquia como em qualquer outro local

acreditando que um dia o mundo será menos desigual em desfavor das mulheres, é preciso lutar activamente e começar pela consciência do problema, aventando soluções e reclamando equilíbrio, igualdade de oportunidades e a dignificação das mulheres - em rigor, dos seres humanos em geral 

com o Cavaco já sabemos que não contamos

e daí ... também parecia impossível ver uma réstia de humor naquela formalidade empedernida que sempre carregava no rosto e agora, apesar de cada vez mais na mesma na postura retrógrada de sempre, é vê-lo a enredar-se em piadas e trocadilhos

mesmo de mau gosto, sempre é uma mudança ...

:-<





observações são bem vindas
;->>>

5 comentários:

Anónimo disse...

Bater no ceguinho, porquê, António? Só se for por ele andar a pedi-las. Já sabemos que ele não dá para muito mais...
Já agora, quanto à Capadócia tem que se dizer que é um local que vale realmente a pena visitar. Viaja-se no tempo até ao início do cristianismo, vêem-se locais subterrâneos interessantes, deparamo-nos com raras igrejas primitivas, penetramos em pequenos mosteiros escavados nas rochas e, além disso, estamos rodeados de formações rochosas verdadeiramente espectaculares em resultado da erosão. Não acho que a Maria tivesse tido desrazão.

Anónimo disse...

Na vida tudo é relativo, parece-me que as Cruzadas já acabaram.
Naturalmente, que os direitos femininos estão claramente em desvantagem.
Portugal ainda há pouco ou até hoje revela sintomas supra machistas e nas tradicionais festas caseiras são função da mulher a lavagem da louça enquanto os seus pares vêem SportTV ou alimentam o espirito com mais um calice de liquido dourado escocês.
Enfim, o verdadeiro dom dos Lusos é a perfeita integração em povos de outras crenças e tradições.O Cavaco não foge á regra e pretende mais a aceitação e a inclusão do que a imposição, indignação ou negação.
Recentemente estive em Londres, já não se vê Burkas a passear na Oxford street, vêm damas mulçumanas com lenços mas de maquilhagem feita ao bom estilo europeu.

susu disse...

Pois pois pois... Já vi que de qualquer forma são sempre os que deveriam dar o bom exemplo que não o fazem :( E o Cavaco, bem... é mais um produto de uma educação provavelmente antiquado!

Ana Mafalda disse...

Mais cego é aquele que não quer ver, mas a este dá-se umas luzes e lá se faz luz. Mas pior é aquele que vê outra coisa que não a realidade. No caso do Prof Cavaco Silva, a realidade já mostrou que ser Presidente é um sonho bonito e tal, mas… na realidade há sonhos que devem ficar para depois, muito depois. Pode ser?

Sofá Amarelo disse...

E a pior piada foi aquela do bacalhau, comidinha genuinamente portuguesa... apesar do bacalhau ser da Noruega, hehehe. Bem que ele tenta fazer algum humor mas aquele ar do Congresso da Figueira da Foz em 1985 decalcado da figura de Sá Carneiro jamais o abandonou e jamais o abandonará.

Eu também quero ser Presidente da República, não para ir à Turquia, mas para ter um palácio para mim...