2008-06-30

reforma da reforma

como jametinhamdito - e bem ! - o mundo continua complicado mas interessante

o Diário de Notícias de hoje, em duas informações que aparentemente não se relacionam, ilustra bem a perplexidade e reflexão que as imbrincadas linhas com que se tricota o mundo podem suscitar

Fernanda Ribeiro, uma superatleta de 39 anos, acalenta o sonho de representar Portugal nos próximos Jogos olímpicos - e tenta arduamente concretizar o sonho, treinando com afinco e disputando provas contra (e com... !) atletas mais jovens, contra o tempo - o contra-relógio dos tempos mínimos estabelecidos para o acesso à Olimpíada em várias distâncias - e contra si própria - e, também aqui, com: consigo mesma... !

Gonçalo Amaral, polícia que se tornou conhecido por ter sido afastado com fundamento em excesso de comunicação pública, por um director que manifestamente se excedia em comunicações públicas e que acabou afastado pelo mesmo motivo, vai passar à reforma antecipada, na sequência das atribulações em apreço e aos ... 48 anos !!

jametinhamdito !!!

numa idade em que tantos atletas já ditaram (ou viram ditado) o fim da sua carreira desportiva na modalidade que abraçaram, Fernanda Ribeiro vai buscar forças ao ânimo e ao corpo, num exemplo de determinação, coragem e preserverança, desafiando os limites em busca de uma especial sexta presença em Jogos Olímpicos: a superação em vez da reforma

noutro caso, em idade em que é perfeitamente exigível que cada um dê o seu contributo ao País, em que o País não se pode dar ao luxo de desperdiçar o contributo de cada um e numa área em que a experiência é precisamente o santo e a senha do sucesso profissional, Gonçalo Amaral passa à reforma, por algo absolutamente lateral à actividade que é suposto desempenhar e em que certamente ainda teria muito para dar

como é possível compatibilizar mensagens tão contraditórias ?



observacões são bem-vindas

4 comentários:

Anónimo disse...

jámetinhadito que ia voltar ao seu blogue, mas eu quase que não acreditava. Sabe que é o único blogue que vejo?
Ora, quanto às reformas em apreço, um Viva para a Fernanda Ribeiro, que gostaria de ir à China integrada na equipa olímpica portuguesa. É de fibra, como as grandes campeãs. E comer o pato à Pequim na dita cidade daria sempre uma história para contar nas presentes circunstâncias.
No que diz respeito ao Gonçalo Amaral, de quem admito nunca ter ouvido falar, reformou-se da polícia aos 48 anos, o que não quer no entanto dizer nada quanto a prestar serviços úteis (ao país ou, mais provavelmente, a alguém do país). Conheço antigos soldados do meu grupo de África que ingressaram na polícia, tiveram umas benesses especiais, reformaram-se e depois foram trabalhar para privados. Com toda a franqueza, se o homem foi maltratado, não tinha outra coisa que fazer do que demitir-se e pedir a reforma da corporação. Cá fora é natural que ele até se amanhe melhor.
jmco

argumentonio disse...

viva!
grato pelas referências!!
parece que a nossa corredora de fundo ainda voltará a tentar; se o conseguir, será um feito para ela e para o País, pois é raro ter atletas a participar em 6 edições dos Jogos...
creio mesmo que é justo fazer o contraponto com atletas olímpicos que, uma vez medalhados, nunca mais aparecem, muito menos a alto nível
quanto ao nosso policial, certamente será bom para ele e, dadas as circunstâncias, oxalá seja o melhor possível...
mas não deixa de ser estranho que recaia sobre os contribuintes o encargo de suportar quem ainda se encontra perfeitamente apto para trabalhar!
para mais, num contexto em que a extensão da expectativa de vida com qualidade suscita pertinentes reflexões sobre o aumento de duração do período produtivo!!
é que o País fica prejudicado, pois há uma evidente dessincronia de ciclos entre as possibilidades do indivíduo e as necessidades da comunidade, com grave prejuízo para dos contribuintes e impunidade dos responsáveis, que não são chamados a prestar contas pela sua péssima gestão !!!

Anónimo disse...

Levanta-se-me uma dúvida quanto ao Gonçalo Amaral e o peso que recai sobre os contribuintes. Será que quando ele se reforma com aquela idade vai receber a pensão completa?! Se sim, trata-se de uma evidente injustiça, sendo o grande responsável a pessoa que assina o respectivo despacho. Porém, se ele receber de reforma apenas aquilo a que tem direito pelo seu período contributivo, acho a situação normal - dentro das circunstâncias.

Anónimo disse...

Um país caleidoscópico! Ou como apregoavam no (des)embarque dos cacelheiros:
Cada cor, seu paladar!"
Eram Rebuçados!
Um abração,
Renato