2006-08-05

Ai Cuba

Uns espanhuéis sabichões jametinhamdito que analisaram apressadamente escassos gramas de poeira óssea e afirmam tratar-se de ínfima porção de Zarco, o outro, que quandolhe conveio passou a assinar Cristóvão Colombo.

Mas esqueceram-se, jametinhamdito, de cumprir as regras - próprias das nações civilizadas - da ética científica e da diplomacia e querem fazer-se esquecidos da razão porque o dito navegador luso, depois de nomear de São Salvador, o seu nome próprio, a primeira ilha que encontrou a ocidente dos Açores, saudoso da sua terra natal nos arredores de Beja, a uma outra ilha da América Central chamou Cuba.

Esta é também conhecida por, 500 anos depois, ter sido delegada (por despacho exarado no verso da guia de marcha para internamento hospitalar ?) a um tal Raul, por força de impedimento clínico de seu real irmão, o ditador Alberto João, digo, Fidel Castro... que os deuses aguentem cheio de saúde !

A quem for possível ir o mais brevemente à República filial da Freguesia de Santo Domingo de Benfica, é pôr tudo em pratos limpos, jametinhasdito, a navegar em águas cristalinas e prestar justa homenagem ao famoso descobridor português que, a soldo de D. João II executou o colossal embuste da maior manobra de diversão da história geo-política, distraindo os espanhóis das riquezas da terra brasílis antes identificadas pelos nossos marinheiros.

Como leitura de férias - o Ditos pode emprestar um exemplar a quem ainda não leu - recomenda-se o "Codex 632", de José Rodrigues dos Santos, escrito durante os entreváis das bombas do Afeganistão, das armas de destruição maciça do Iraque, dos rockets do sul do Líbano, dos mísseis israelo-americanos, mais das traulitadas várias servo-croatas, checo-eslovacas, nagorno-karabakas, bósnio-herzigova, digo, hesgrovinas e outras que tais, sempre a acabar em ais ...

Saudações luzitanas, eh eh ! ! !


PS - agora a sério, recomendação cultural para férias grandes recairia sobre o romance policial "Longe de Manaus", de Francisco José Viegas, outro jornalista escritor da nossa pátria que é a língua portuguesa, mai'nada !





observacoes sao bem vindas

Sem comentários: