2005-06-06

contra Tempos

sobre comentários ao "não" e à vã glória de desmanchar, jametinhamdito o que "todo o comentário diz mais sobre quem o faz do que propriamente sobre o assunto versado."
(Heidegger – e, possivelmente, antes dele muitos outros)

é bem lembrado!

Sein und Zeit !!

e sabe-se que nem é difícil esquecer a dificuldade que é esquecer o esquecimento !!!

ainda que à boleia, Heidegger na berlinda é sempre enriquecedor, mesmo se no pano de um debate em que alguns resultados já conhecidos são apropriados vitoriosamente pela conquista de coisa nenhuma

ainda perorando o Non, germe ampliador do Nee: ontem, Vasco Wemans cantava vitória no Público, iniciando sintomaticamente a sua carta ao Director com a necessidade de explicar que a vitória do Não é também a vitória da Europa porque ... “não existe no Não do povo francês à Constituição uma ameaça ou um perigo para a União...” - ainda que, apesar de implausível, fosse verdade, tão brilhante vitória tem afinal resultado parco ou nenhum ...

voltando a Friburgo, o ilustre professor, reitor (enquanto foi membro do Partido Nacional Socialista, na Alemanha de 1933) e catedrático, problematizou superiormente o Ser e preocupou-se com a existência autêntica, fundada em genuíno cuidado devido aos outros, mas debateu-se com a impossibilidade da metafísica, da fé e, inexoravelmente, da sistematização teórica do Ser ... tema reservado à órbita poética

importa muito referenciar que o esquecimento (o tempo, os seu limites e o limite que por sua vez constitui, ao menos para o ser humano?) e o Ser (a finitude da existência humana, simultaneamente condição sine qua non e limite da interpelação e consciência do Ser?) são centrais nos densos e inovadores estudos de Heidegger mas a questão é vinculada à proximidade de Husserl, de quem foi discípulo, e à necessidade de oposição à fenomenologia ou pelo menos a quanto a doutrina do Mestre não (lhe) respondia

tem pois, mesmo o genial Heidegger, o seu lugar próprio na evolução da filosofia, enquadrado e relativizado no conhecimento humano em geral e nas doutrinas que o (en)informaram, sobretudo as do seu tempo, não tendo obviamente nenhuma natureza absoluta de divindade, que aliás rejeitava em tese

de todo o modo, a crer no alcance e no sentido atribuído à citação sobre o carácter reflexivo dos comentários sobre os comentadores, nada parece autorizar qualquer distinção, para tal efeito, entre comentários defensores de Não e comentários defensores de Sim, tão só arrasando veleidades de qualquer comentador quanto ao sentido que supunha imprimir aos respectivos assuntos versados, pelos vistos esmagados na fogueira de labéu legitimado por semelhante sumidade – mas também a citação corre o risco de nada nos dizer sobre o assunto versado, limitando-se, como sucede aos demais mortais, a referir-se apenas ao próprio autor...

resta, como esperança, que acima de defensores de Não e Sim esteja quem não se atreve a defender nada ou mesmo quem, indiferente a tudo isso, se augure estoicamente a ficar na expectativa

e, em época de incertezas, mais de constatar que defender, depois logo se vê ...

ao menos isso !



observacoes sao benvindas

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