2010-05-05

beleza




















«Pai, uma concha é uma equação!» _ jametinhadito um jovem do secundário a meio de conferência sobre "A beleza matemática das conchas marinhas", proferida na Fundação Gulbenkian pelo Prof. Jorge Picado, da Universidade de Coimbra

pois a matemática ainda assusta e preguiça muitos miúdos e graúdos pela sua exigência e complexidade, ao menos aparente, mas acaba por fascinar quando se lhe mete o dente, em busca da explicação dos factos ou fenómenos mais elementares que a vida nos apresenta no quotidiano ou do mais sofisticado enigma dos mistérios ínfimos ou infinitamente grandes da investigação científica

em todo o caso, como ferramenta de decifração do mundo, senão mesmo a linguagem em que está escrito o universo


observações são bem vindas ;->>>

3 comentários:

Anónimo disse...

No meu entender de aprendiz de grau muito baixo, o que você diz sobre a beleza dos números, António, está não só muito bem dito como até fotograficamente bem ilustrado pela conchinha recheada de matemática. Parabéns! Seria bom que muitos jovens lessem e apreendessem esta mensagem.
jmco

Anónimo disse...

E até há quem estude e ensine como trabalhar a matemática no jardim de infância e não se pense que estamos a falar de fazer contas.
Os conceitos matemáticos estão como o direito em tudo o que nos rodeia. É preciso estar atento e chamar atenção da crianças..

Sofá Amarelo disse...

Há dois mundos: antes de perceber as equações matemáticas e depois de se perceberem essas equações... é um mundo que se abre!!!