2010-02-16

terça-feira

pois o Entrudo é rei da folia e animação mas também da expiação, viva o galo, morte ao galo, portogallo, oxalá haja sempre um mau da fita a nosso alcance, mas antes de matar o galo há tempo festivo de todas as feiras e lugares, recônditos da alma, máscaras de desmascarar o ano inteiro ou de uma vez, e porque não de julgar o galo culpado de toda a injustiça, do que nos assusta, do temos e não queremos, do que queremos e não temos, porque a brincar se fala verdade e por vezes só assim, já agora que seja em festa e por três dias que esta vida são apenas dois e o de hoje passou já de meio... carpe diem!



observações são bem vindas
;->>>

5 comentários:

Sofá Amarelo disse...

Também prefiro a Terça-feira do Sérgio Godinho à terça-feira do Entrudo, que nada me diz. Pelo menos na outra Terça há uma rapariga que desce as escadas quatro a quatro para vender sonhos ao desbarato... mas não posso deixar de ficar decepcionado com a Feira a Ladra diferente que encontrei há uns meses: haviam mais forças de segurança que comerciantes e muito menos compradores! Se é para ter uma Feira da Ladra vistoriada e ameaçada, então nem vale a pena lá ir... a não ser para fazer a reportagem do tempo que passa...

mafY disse...

Bem interessante, até me ficou vontade de dar uma espreitadela a Guarda. Obrigada por nos trazeres reais notícias de tão perto já que o Brasil quase conquista a nossa tradição.
E naturalmente, viva o Galo e renovada esperança de Ano melhor.

tulipa disse...

Não ligo nada ao Carnaval...

Num dos meus blogues, coloquei uma foto juntamente com um poema que escolho que tenha a ver com algo que a foto tenha, percebe?
Então esta foto é à entrada do "Hotel dos Templários" na bela cidade de Tomar.
Neste caso, pela perspectiva é à saída...vinha eu de máquina ao pescoço como sempre e vejo aquele ângulo, pareceu-me interessante e clic...já está!!!
Decidi que vou fazer esta "rubrica" uma vez por semana e naquele blog "DeAbrilemdiante", bem como outra rubrica que vou dar início já a seguir com o tema "Recantos de Hóteis". É o meu objectivo para 2010, para também poder utilizar as centenas de fotos que tenho.

Hoje é dia de festa, de alegria e também de concretização de um sonho, o meu blog "Momentos Perfeitos" chegou ao nº 100 de "Seguidores", fico mesmo feliz, acredita.

Fiz um post alusivo a esse nº 100.
Sempre escrevi e também fotografo para divulgar ideias que vou tendo e como não posso chegar às pessoas como jornalista nem repórter, utilizo os meus 2 blogues para esse fim.

Bom Domingo.
E um beijo da Tulipa

Anónimo disse...

Meu caro António, o Carnaval não é exactamente o meu forte, mas achei alguma graça ao encontrar hoje, numas revistas antigas que uma vez me ofereceram, o seguinte texto, que transcrevo quase na íntegra, actualizando apenas a ortografia. O título é "A Grande Cegada"
"Carnaval? Mas Carnaval é isto tudo desde o dia 1 de Janeiro até 31 de Dezembro. Que importa que só nestes dias seja permitida a máscara de pano ou de cartão, se durante o ano inteiro todos andam mascarados, trazendo afiveladas ao rosto caraças de carne e osso para encobrir os verdadeiros sentimentos!
Carnaval! Pois seja. Mas este é muito menos nocivo do que o outro, do que esse em que se exibe permanentemente a grande cegada nacional.
Agora são três dias de embriaguez que só afectam a tranquilidade de alguns lares, são três dias de loucura insensata que só prejudicarão um reduzido número de pacatos na grande massa da família portuguesa.
Mas o outro, o perpétuo, o permanente, o de todo o ano, quantos estragos faz, quantas loucuras irreparáveis produz, quantas bisnagadelas de nódoa eterna atira para cima deste pobre país."
O textozinho continua neste estilo, pobre mas verrinoso, por mais dois parágrafos semelhantes.
Fonte: O Thalassa, Semanário Humorístico e de Caricaturas. (Revista que favorecia a Causa Monárquica). Data: 20 de Fevereiro de 1914.
Mais coisa, menos coisa, António, poderia ter sido escrito hoje por qualquer partido de oposição ao Governo.
Em 96 anos, as mudanças não são tão sensíveis assim. Ah, e de que se queixava a oposição nesta altura? De mordaça. de falta de liberdade.
Qualquer semelhança entre a situação de então e a de agora é mais do que coincidência: é azar.

jmco

argumentonio disse...

Sofá - viva o sonho, a terça e a feira!

MafY - há um Portugal genuíno mas é lei o convívio de tradições com importações e exportações!!

Tulipa - alento para o teu blog, as fotografias e a poesia!!!

JMC-O - a Ca(u)sa Monárquica teve escassos defensores, antes e depois da debandada real mas o Thalassiano apontamento, mesmo de grafia adaptada, é precioso, espirituoso e delicioso, embora a intemporalidade possa despertar consciências: tudo bem enquanto se reclama de mordaça e de falta de liberdade, problema é precisamente quando se não reclama...