2009-10-03

ainda o PR, agora ao valor facial



Depois se explicitará a ideia e, nem que seja preciso contratar uma avioneta para exibir uma banda em voo rasante ao Tribunal de Contas, tentar-se-á avisar o próprio...

Entretanto e muito agradecidamente, siga a dança ao ritmo de saboroso post emprestadado por quem "fotografares" assim não é gago !


«Foi dado a conhecer recentemente um estudo preliminar (já que se encontra ainda numa fase de desenvolvimento!) centrado na Expressão Facial de Cavaco Silva. Para quem o ignora, permito-me transcrever algumas conclusões extraídas daquele trabalho que se assume de
carácter científico, divulgado através da Universidade Fernando Pessoa.

Assim, para o Professor Doutor Armindo Freitas-Magalhães, autor do estudo em causa, o Sr. Presidente da Republica é um protótipo exemplar daquilo que se convencionou designar por" harmonia facial", particularidade que terá, decisivamente desencadeado uma larga
simpatia no domínio público. Com efeito, quem como Cavaco, denota uma "expressividade verdadeira e espontânea " justificando, assim, a " facilidade, a aceitação e o sucesso nacional da sua INTERACÇÃO COMUNICATIVA"?

À excepção de Obama, que também foi já sujeito à "autópsia facial" no âmbito do mesmo programa, muito poucos exibem uma careta tão " congruente, consistente e verdadeira " como a que ostenta o actual Presidente da Republica portuguesa.

Na verdade, e na minha modesta opinião, no universo das figuras presidenciais, pós- Abril, com uma " harmonia facial" digna de alta cotação só, talvez, o Ramalho Eanes e, quiçá, o Pinheiro de Azevedo!

Suposto, porém, que o referido conceito não se confina ao sexo masculino, perdoe-se-me o atrevimento ao mencionar alguns nomes que, embora não directamente ligados ao mundo político, me parecem dignos de ocuparem o mesmo patamar que Cavaco Silva: a Lili Caneças, a Cinha Jardim, a Castelo Branco e uma vizinha minha que pede o anonimato!

Como foi salientado no início, o retrato da expressão facial tirado ao Presidente da Republica ainda não está terminado. Para a sua conclusão faltará, porventura, uma observação ainda mais detalhada das suas manifestações emocionais em presentes e futuras comunicações
televisivas ao país, a medição rigorosa do comprimento dos seus sorrisos, a frequência de determinadas contracções musculares do rosto, a amplitude temporal dos seus silêncios, a gestualidade, outros inúmeros aspectos não menos relevantes, convertíveis em gráficos,
chavetas e outras ferramentas informáticas de teor não menos científico.

Acrescente-se que "o estudo inédito da expressão e linguagens (??) faciais do Presidente" iniciou-se em 2005 (5 anos de estudo!!!) e os seus resultados vão ser apresentados ao público no dia 9 de Outubro na Faculdade de Ciências de Saúde da Universidade Fernando Pessoa no Porto.

Não será de convocar todos os portugueses e "aparentados" para estarem presentes neste evento ao qual nem o próprio visado deve faltar?

Acabaram-se, por fim, as interpretações abusivas das comunicações presidenciais, o diz que disse nacional, a vergonha pública de um povo que não percebe patavina das profundas reflexões do primeiro magistrado da nação!»

Renato



observações são bem vindas
;->>>

3 comentários:

Sofá Amarelo disse...

Este texto faz-me lembrar os muitos livros que eu lia aí para os 16, 18 anos sobre personalidades, gestos, expressões faciais... tentei - com base no que li - fazer protótipos de amigos e amigas, potenciais namoradas - e se teoricamente a coisa até parecia batia certo - na prática não era nada assim, heheh! pois, já lá vão uns anitos - mais recentemente descobri que uma coisa designada por intuição - sim, os homens (ou pelo menos alguns) tb têm - resultava melhor que quaisquer livros ou estudos. E não me tenho dado mal, ao contrário do que se passava há uns anos atrás!

Isto na sequência do 'nosso' Presidente. É assim: mesmo qd vejo imagens dos anos 80 e 90 fico com a impressão que Cavaco Silva não tem perfil para ter sido 1.º ministro nem Presidente da República. Talvez um discreto professor de economia, agora Presidente, continuo a pensar que alguma coisa não bate certo... mas a verdade é que chegou lá, e - penso eu - muito daquilo que é Cavaco Silva agora deve-o muito a Sá Carneiro: foi o desencantar a postura, a voz e os gestos de Sá carneiro que fizeram com que Cavaco Silva ganhasse o tal congresso da Figueira da Foz a bordo dos eu famoso Citroen GS (lembram-se?) e os resto da história já todos conhecemos...

Abraços!!! Fortes!!!

zeka disse...

Viva!

Estou com azar: não consigo colocar lá o comentário...

Sobre o lançamento da campanha OM, tá andar ;-)

Saia uma avioneta na hora precisa, cante a Mariza , que se endireite Pisa!


Quanto ao estudo do valor facial... já tinha 'desabafado' com a Teresa do SPNI.

Houve comentários interessantes à notícia no jornal.

Depois seguiu-se a cena do Bento XVI...

E as cenas de ontem (dia da República)

Tudo somado: um caso de desespero.

Já alguém disse que, até como estudante económico, não tinha grandes notas.

Nunca acreditei nele como perfilado para PR.

Ainda não esqueci a cena do porteiro, nem a do Borrego.

Acresce o famoso 'Nunca me engano, raramente tenho dúvidas!'

Ajudará em companhia anedotária ao Samora e ao Américo...

Renovado abr@ço!

zeka

PS1 - Todos os que tenham dúvidas sobre o tal valor facial -> Porto dia 9 (noves fora?)

PS2 - Devem seguir-se estudos idênticos (mas menos demorados!) para Loureiro e Marcelo.

Anónimo disse...

Olá, António! Para a Presidência eu tinha pensado no Diogo Freitas do Amaral, que seguiu a mesma evolução do Humberto Delgado durante o seu abrir-de-olhos dos Estados Unidos. Tanto um como o outro se viraram devido à apreensão consciente de algo que desconheciam até então. Ainda hoje a direita considera Freitas do Amaral um traidor, o que só revela uma enorme falta de maleabilidade mental e um jeito que tem tanto de tradicionalista como de fundamentalista.
Mas a proposta a favor de Oliveira Martins faz sentido. É um homem culto e sério, que mantém algumas amizades há longos anos, o que me agrada particularmente. Tem desempenhado várias funções com grande isenção e sobriedade. Sabe de letras e de números, o que é uma extraordinária vantagem relativamente a desequilibrados da área de Finanças. Se for candidato um dia, terá o meu voto - assim como o Freitas inquestionavelmente teria,pelo seu saber, pela abertura que patenteou a novos modelos de sociedade e pela sua evolução política, que me faz lembrar a reflexão de Hegel: "Ser livre não é nada. Tornar-se livre é tudo."
jmco